TECIDO POLIÉSTER / NYLON

Os Tecidos Poliéster ou Nylon são indicados para a esticagem de telas serigráficas.

Dicas da Camilinha: muita gente nem sabe, mas nylon é uma forma popular de se referir ao tecido da tela, que pode ser realmente nylon, mas também pode ser poliéster. Saiba mais sobre as características deste material mais abaixo, nas descrições detalhadas.


Disponível: Em estoque

R$17,50

*Campos Obrigatórios

Os Tecidos Poliéster ou Nylon são indicados para a esticagem de telas serigráficas.

Dicas da Camilinha: muita gente nem sabe, mas nylon é uma forma popular de se referir ao tecido da tela, que pode ser realmente nylon, mas também pode ser poliéster. Saiba mais sobre as características deste material mais abaixo, nas descrições detalhadas.

Dicas da Camilinha: em segmentos como microfiltração e filtragem industrial (exemplo: filtrar óleos, ovas de peixes, etc) a busca pelo tecido é feita em quantidade de micras (ou microns). Para ter uma referência aproximada da relação quantidade de fios x micras veja a tabela completa no final da página.

O Tecido Poliéster/Nylon é vendido por metro linear, nas larguras acima descritas, e enviado embalado dobrado.

Dicas da Camilinha: precisando de uma mãozinha para saber quantos metros de tecido você precisa? Veja os nossos esquemas abaixo de acordo com a medida externa de seu quadro e as dimensões do tecido (110cm ou 160cm de lagura):

Dicas da Camilinha: a escolha correta do tecido é imprescindível para o sucesso de sua estamparia, sendo que chamamos atenção para três aspectos de maior destaque:

1. Poliéster ou Nylon?

Antigamente, para esticagem das telas, o único material que era produzido era o Nylon que dispõem de algumas características peculiares. Com o avanço da teconologia e o barateamento dos processos de produção, entrou no mercado o poliéster, com características que, no geral, são superiores. Todavia tenha ocorrido esta evolução no produto, a sua denominação permaneceu a mesma, sendo transmitida pelo popular como Nylon.
Sendo assim, na grande maioria dos casos, quando as pessoas dizem nylon, na verdade, hoje em dia, elas referem-se ao poliéster.

Abaixo, uma esquematização básica das principais diferenças entre nylon e poliéster:

NYLON: fibra do tecido com alto grau de elasticidade. Indicado essencialmente para estampas em formatos cilíndricos (copos, canetas, canecas, etc.)
POLIÉSTER: mais técnológico, sua fibra não dispõem de elasticidade significante o que contribui para uma maior estabilidade da tela e uma vida útil maior.Indicado para a maioria dos processos serigráficos planos (camisetas, sacolas, folhinhas, brindes no geral, etc.)

2. Tecido branco ou amarelo?

Em linhas gerais, para não adentrarmos em conceitos muito técnicos, os tecidos amarelos proporcionam melhor definição na impressão para tintas a base de solvente que requerem grande precisão em dimensões pequenas (ex. frascaria, canetas, etc.).
Usualmente, pelo custo-benefício, para tintas a base d’água são utilizados os tecidos brancos que também garantem, neste caso, um ótimo resultado (ex. camisetas, adesivos, etc.).

3. Quantidade de fios?

Este item é o responsável por determinar a quantidade de tinta que passará para o substrato, sendo assim, é de importante compreensão.

No mercado estão disponíveis tecidos com fios 12 até 180 fios, aproximadamente, e muito se fala de que quanto mais fios, maior a qualidade final da impressão, porém essa informação é um mito.

Assim, neste caso, o tecido mais adequado para a melhor qualidade da resolução seria o 44 fios. Isso acaba completamente com essa idéia de que quanto mais fios, melhor a resolução.

A escolha da quantidade de fios deve estar atrelada ao tipo de tinta, ao tipo de desenho e ao substrato a ser estampado. Em linhas gerais podemos classificar:

12 a 36 fios: casos especiais de trabalho com colas e glitter.

44 a 77 fios: estampas com tintas a base d’água em tecidos;

90 a 100 fios: estampas em tecidos com tinta cromia e casos especiais;

120 a 180 fios: estampas com tintas a base de solvente.

Vale lembrar, que esta é uma regra geral e que é necessário ponderar cada caso. Se você ainda ficar na dúvida sobre qual o melhor tecido para cada trabalho, consulte-nos.

Veja mais sobre o Tecido e como escolhê-lo no Dicas de Balcão:



Dicas da Camilinha: relação tecido x micras:

ProdutoLineaturaDiâmetro FioAberturaEspessuraÁrea AbertaVolume TeóricoPeso
Tecido Poliéster 36 36 fios 55 microns 227 microns 100 microns 65% 64,82 cm³/m² 24 g/m²
Tecido Poliéster 44 44 fios 55 microns 176 microns 99 microns 58% 57,46 cm³/m² 29 g/m²
Tecido Poliéster 53 54 fios 55 microns 140 microns 99 microns 52% 51,11 cm³/m² 34 g/m²
Tecido Poliéster 60 60 fios 55 microns 98 microns 98 microns 38% 36,00 cm³/m² 48 g/m²
Tecido Poliéster 77 77 fios 48 microns 77 microns 80 microns 35% 28,00 cm³/m² 42 g/m²
Tecido Poliéster 100 100 fios 40 microns 57 microns 65 microns 32,5% 21,10 cm³/m² 37 g/m²
Tecido Poliéster 120 120 fios 34 microns 45 microns 55 microns 29,6% 16,30 cm³/m² 34 g/m²

Informação Adicional

Fabricante GLOBAL
Informações do Fabricante

É importante ler o boletim técnico do produto. Sempre realize testes prévios.

FISQP Não
Recomendações – Manter as embalagens fechadas, fora do alcance de crianças. – Acondicionar distante de fonte de calor, em local fresco, seco e livre de poeira. – Usar máscara protetora, óculos de segurança e luvas. – Em caso de contato com os olhos, lavar em água corrente em abundância por mais ou menos 15 minutos. – Se ingerir, não provoque vômito, procure atendimento médico. Equipamentos de proteção individual (EPI) são indispensáveis para o manuseio desde produto. O uso de produtos químicos dentro das normas ambientais e de segurança é um dever de todos.

Queremos saber sua opinião

Produto: TECIDO POLIÉSTER / NYLON

Como você avalia este produto? *

  1 estrela 2 estrelas 3 estrelas 4 estrelas 5 estrelas
Qualidade
Preço
Talvez você se interesse por estes produtos