EMULSÃO VERDE ESPECIAL

A Emulsão Verde Especial da Fremplast (referência FTV140) é indicada para gravação de telas serigráficas resistentes à água e plastisóis.
Deve ser sensibilizada exclusivamente por meio da adição do bicromato.

Dicas da Camilinha: caso você esteja começando na serigrafia e/ou esteja em busca de maior praticidade, opte por emulsões prontas para uso. Veja mais em: http://telesilkonline.com.br/gravacao-de-telas/emulsao/resistente-a-agua/pronta-para-uso


Disponível: Em estoque

R$12,00

*Campos Obrigatórios

A Emulsão Verde Especial da Fremplast (referência FTV140) é indicada para gravação de telas serigráficas resistentes à água e plastisóis.
Deve ser sensibilizada exclusivamente por meio da adição do bicromato.

Dicas da Camilinha: caso você esteja começando na serigrafia e/ou esteja em busca de maior praticidade, opte por emulsões prontas para uso. Veja mais em: http://telesilkonline.com.br/gravacao-de-telas/emulsao/resistente-a-agua/pronta-para-uso

A Emulsão Verde Especial da Fremplast (referência FTV140) é uma tradicional emulsão no mercado serigráfico de natureza bicomponente, ou seja, é formada por uma substância principal acrescida de um segundo componente catalisador. Neste caso, é possível realizar a sensibilização com bicromato (apresentação líquida), de acordo com as indicações do fabricante.

Dicas da Camilinha: no rótulo desta emulsão há uma informação com os seguintes dizeres “com sensibilizante” o que pode dar margem à interpretação de que esta emulsão está pronta para uso. Reforçamos a informação de que esta emulsão é bicomponente, sendo imprescindível seu preparo com bicromato. Esta informação disponível no rótulo refere-se somente à uma questão comercial na qual desejou-se explicitar de que este produto, ao ser adquirido em potes de 900ml, é enviado com o frasco de sensibilizante como cortesia do fabricante.

Sensibilização com Bicromato: este conjunto requer que para cada 10 partes de emulsão deve ser acrescentada 1 parte de sensibilizador. Após misturar bem os dois componentes (preferencialmente em ambiente com iluminação de lâmpadas amarelas ou à meia luz), deixe descansar por alguns minutos e faça a aplicação. Lembre-se: misture sempre aquilo que for utilizar no período de 2 horas, pois o que sobrar começará a polimezirar e perderá sua utilidade.

Dicas da Camilinha: às vezes, lidar com proporções nos traz certa dúvida, não é mesmo?! Mas é simples! Vamos aplicar na prática o caso em questão: 10 partes de emulsão para 1 parte de sensibilizador. Se optarmos utilizar colheres como referência, para cada 10 colheres de emulsão, agregaremos 1 colher de sensibilizador:

Na mesma lógica, você pode usar tampas ou outros recipientes, sempre respeitando tal proporção.

Caso você prefira se basear na quantidade de mililitros, deixamos abaixo para você uma tabela com todas as proporções prontinhas:

Para mais informações sobre a utilização deste produto recomendamos que leia o boletim técnico e sempre realize testes prévios.

A aplicação do conjunto deve ocorrer com a tela na posição vertical, em ambos os lados. Há casos em que pode se optar por passar mais mãos no lado de fora da tela (lado que ficará em contato com o substrato) a fim de obter efeitos de relevo, dentro das limitações físico-químicas da emulsão escolhida. Em seguida, a tela emulsionada deve ser posicionada horizontalmente com o lado de fora voltado para cima até que seque ou poderá ter o processo acelerado por meio de sopradores.

Dicas da Camilinha: é muito comum os próprios fabricantes indicarem a secagem da tela com soprador de ar morno/quente. Particularmente, indicamos a secagem da tela com secadores na posição de ar “frio”. Esta medida resolve a grande maioria de problemas no processo de revelação, especialmente aqueles nos quais a matriz não é revelada.

Após devidamente seca, a tela deverá ser levada à mesa de luz com o fotolito para gravação. Nos casos de mesas de luz caseiras, deve-se colocar uma grande quantidade de peso sobre a tela (exemplo: galão de água, sacos de arroz, etc). Tome cuidado apenas para não sobrecarregar e quebrar o vidro de sua mesa.

O tempo de luz varia de mesa para mesa; de emulsão para emulsão; de cor de emulsão para cor de emulsão; de acordo com o tecido da tela; e de acordo com a quantidade de camadas de emulsão.

Dicas da Camilinha: infelizmente não há um padrão de tempo de mesa de luz para gravação de telas serigráficas. Este tempo deverá ser obtido pelo próprio profissional, por meio de testes de tentativa e erro, aumentando ou diminuindo o tempo de exposição. Sabemos que, para quem está começando, esta informação é um tanto quanto vaga, mas não se preocupe. Persista e rapidamente terá esta parte do processo dominado!

Por fim, após a gravação, deve-se submeter a tela gravada à jato de água para remover a parte que não foi sensibilizada, isto é, revelar a tela.

A Emulsão Verde Especial da Fremplast (referência FTV140) você encontra na Tele Silk em potes de 250g e 900ml.

Veja mais sobre o preparo das emulsões no Dicas de Balcão:

Informação Adicional

Fabricante FREMPLAST
Informações do Fabricante

https://fremplast.com.br/produto/linha-emulsoes-quimicos/emulsaoverdeespecial.pdf

FISQP Não
Recomendações – Manter as embalagens fechadas, fora do alcance de crianças. – Acondicionar distante de fonte de calor, em local fresco, seco e livre de poeira. – Usar máscara protetora, óculos de segurança e luvas. – Em caso de contato com os olhos, lavar em água corrente em abundância por mais ou menos 15 minutos. – Se ingerir, não provoque vômito, procure atendimento médico. Equipamentos de proteção individual (EPI) são indispensáveis para o manuseio desde produto. O uso de produtos químicos dentro das normas ambientais e de segurança é um dever de todos.

Queremos saber sua opinião

Produto: EMULSÃO VERDE ESPECIAL

Como você avalia este produto? *

  1 estrela 2 estrelas 3 estrelas 4 estrelas 5 estrelas
Qualidade
Preço
Talvez você se interesse por estes produtos