EMULSÃO HB 38
A Emulsão HB 38 da Agabê, de cor azul claro, é indicada para a gravação de telas serigráficas resistentes à água e plastisóis.
Deve ser sensibilizada exclusivamente por meio da adição do diazo H (5gr), adquirido separadamente.
A Emulsão HB 38 da Agabê, de cor azul claro, é indicada para a gravação de telas serigráficas resistentes à água e plastisóis.
Deve ser sensibilizada exclusivamente por meio da adição do diazo H (5gr), adquirido separadamente.
A Emulsão HB 38 da Agabê é a mais tradicional emulsão no mercado serigráfico de natureza bicomponente, ou seja, é formada por uma substância principal acrescida de um segundo componente catalisador. Neste caso, é possível realizar a sensibilização exclusivamente com diazo H - 5gr (apresentação em pó), de acordo com as indicações do fabricante.
Sensibilização com Diazo H (5gr): esta combinação requer primeiramente que se dilua o pó diazóico, preenchendo seu próprio recipiente com água. Agite bem e despeje-o por completo no pote de emulsão, misturando bem. Deixe o conjunto descansar e faça a aplicação. Lembre-se: esta mistura deve ser feita de uma única vez e o conjunto terá validade de até 6 meses, quando armazenada sob refrigeração.
Para mais informações sobre a utilização deste produto recomendamos que leia o boletim técnico e sempre realize testes prévios.
A aplicação do conjunto deve ocorrer com a tela na posição vertical, em ambos os lados. Há casos em que pode se optar por passar mais mãos no lado de fora da tela (lado que ficará em contato com o substrato) a fim de obter efeitos de relevo, dentro das limitações físico-químicas da emulsão escolhida. Em seguida, a tela emulsionada deve ser posicionada horizontalmente com o lado de fora voltado para cima até que seque ou poderá ter o processo acelerado por meio de sopradores.
Dicas da Camilinha: é muito comum os próprios fabricantes indicarem a secagem da tela com soprador de ar morno/quente. Particularmente, indicamos a secagem da tela com secadores na posição de ar “frio”. Esta medida resolve a grande maioria de problemas no processo de revelação, especialmente aqueles nos quais a matriz não é revelada.
Após devidamente seca, a tela deverá ser levada à mesa de luz com o fotolito para gravação. Nos casos de mesas de luz caseiras, deve-se colocar uma grande quantidade de peso sobre a tela (exemplo: galão de água, sacos de arroz, etc). Tome cuidado apenas para não sobrecarregar e quebrar o vidro de sua mesa.
O tempo de luz varia de mesa para mesa; de emulsão para emulsão; de cor de emulsão para cor de emulsão; de acordo com o tecido da tela; e de acordo com a quantidade de camadas de emulsão.
Dicas da Camilinha: infelizmente não há um padrão de tempo de mesa de luz para gravação de telas serigráficas. Este tempo deverá ser obtido pelo próprio profissional, por meio de testes de tentativa e erro, aumentando ou diminuindo o tempo de exposição. Sabemos que, para quem está começando, esta informação é um tanto quanto vaga, mas não se preocupe. Persista e rapidamente terá esta parte do processo dominado!
Por fim, após a gravação, deve-se submeter a tela gravada à jato de água para remover a parte que não foi sensibilizada, isto é, revelar a tela.
A Emulsão HB 38 da Agabê você encontra na Tele Silk em potes de 900ml.
Veja mais sobre o preparo das emulsões no Dicas de Balcão:
Recomendações | – Manter as embalagens fechadas, fora do alcance de crianças. – Acondicionar distante de fonte de calor, em local fresco, seco e livre de poeira. – Usar máscara protetora, óculos de segurança e luvas. – Em caso de contato com os olhos, lavar em água corrente em abundância por mais ou menos 15 minutos. – Se ingerir, não provoque vômito, procure atendimento médico. Equipamentos de proteção individual (EPI) são indispensáveis para o manuseio desde produto. O uso de produtos químicos dentro das normas ambientais e de segurança é um dever de todos. |
---|